Documento Cultural AES Tietê

Contexto

Arqueologia Pública e Colaborativa é um conceito recente, resultado de profundas transformações ocorridas na sociedade e nas ciências, nas últimas décadas. Acompanhando estas transformações as ciências passaram a interagir, de forma programática e consciente, com os grupos sociais, visando  políticas públicas e participando da luta pelo respeito e valorização da diversidade ambiental e cultural.

O aspecto público da Arqueologia refere-se à atuação com as pessoas, em especial as comunidades locais, incluindo os mais diversos órgãos e segmentos que compõem a sociedade em geral. A Arqueologia Pública, entendida como ação com o povo, permite que tenhamos uma Ciência Aplicada em benefício das comunidades e segmentos sociais.

Este é o contexto de atuação do Programa de Manejo Arqueológico dos Aproveitamentos Hidrelétricos da AES Tietê S/A. SP - MG, que tem como metas contribuir para a preservação do Patrimônio Arqueológico existente próximo aos reservatórios das hidrelétricas e promover a participação da sociedade na gestão de seu Patrimônio Cultural, em busca de soluções de sustentabilidade.

Diversas atividades e produtos estão sendo desenvolvidos nesta integração com a comunidade, com destaque para a Exposição Oficina. As ações de Educação Patrimonial se baseiam também no conceito de “crowdsourcing”, que significa a ativa participação da comunidade através de diferentes mídias sociais, dialogando nas mais diversas formas de linguagem com os diferentes públicos envolvidos. Por meio destas mídias busca-se solidificar o conhecimento obtido de forma colaborativa, através do trabalho conjunto (“coworking”).

O conceito de “E-Science”, que permeia todo o trabalho, visa conectar as comunidades umas com as outras e com a equipe de cientistas, ampliando, assim, o fluxo livre de informações que complementam o processo de salvaguarda do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural brasileiro.

© 2017   Criado por Documento.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço